8/23/2006

Imortalidade inconsciente

Comecei a ler um livro que, a princípio, me interessou muito. A história era narrada pelo personagem principal, com um tom quase auto-biográfico. O que mais me contagiou foi a descrição de amor à vida e a todos os riscos inerentes a ela que encontram-se permeados por todo primeiro capítulo. Na saga do personagem principal havia sempre muita coragem e desprendimento, além de um desejo de enfrentar os desafios impostos pela vida àqueles que arriscam ir em busca da felicidade.
No entanto, meu contentamento foi inacreditavelmente desfeito no capítulo seguinte, exatamente no momento em que o personagem declara que todo o seu desprendimento pelos problemas cotidianos tinham um único motivo: o fato dele ter poucos meses de vida.
Fico me perguntando o seguinte: se todos somos mortais, ou seja, estamos predestinados à morte, porque alguns seres somente se permitem viver intensamente quando recebem um diagnóstico preciso de sua mortalidade?
Caros amigos leitores, lembrem-se, a vida não avisa quando ela vai se extinguir portanto...

OBS: Mesmo com toda minha falta de encantamento, insisto em terminar de ler o livro!

2 Comments:

Blogger Rainer Sousa said...

Opinião: O ideias na nossa vida não podem ser metas, devem ser processos.

Falo isso poqrque percebo que quando, principalmente na adolescência, lidamos com nossos descaminhos vemos os projetos como "os mais originais" e os fracassos como "os piores do mundo".

Esse impulso reflexivo é tolo e traz embutido uma pretensão de imortalidade.Quando vemos que tudo o que temos é único, justamente porque vai acabar, percebemos uma outra dimensão das coisas.

Bjo !

7:31 PM  
Blogger Did said...

faz bem! um livro sempre tem que ser terminado. De qualquer modo vamos refletir sobre as lições ensinadas... sejam elas para ser descartadas ou aproveitadas.
Viver e descobrir é algo que fazemos com destreza todos os dias, mas tem gente que nao consegue perceber o quanto eh importante estar atento ao que nos rodeia e prestar atençao na vida que se vive.
tipo... nem sei se falei algo com sentido..ehehee...
Bjao
Did

5:58 AM  

Postar um comentário

<< Home